Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Uso do Model
Exclamation 
Bom dia, alguém já está testando o CI4?

Segui o tutorial https://bcit-ci.github.io/CodeIgniter4/tutorial/index.html

Mas estou tendo problema ao tentar usar o Model, estou obtendo o erro de que não foi possível localizar a classe do Model. Já que nessa nova versão do CI o mode de como carregamos o Model mudou, gostaria de saber se alguém passou pelo problema e se o resolveu.

Esse é o código em meu Controller
Código PHP:
<?php namespace AppControllers;

use 
AppModelsNewsModel;

class 
Home extends CodeIgniterController
{
    public function 
index()
    {

$model = new NewsModel();

$data['news'] = $model->getNews();
        return 
view('welcome_message');
    }

Código do Model

Código PHP:
<?php
class NewsModel extends CodeIgniterModel
{

protected $table 'news';

public function getNews($slug false)

{

if ($slug === false)

{

return $this->findAll();

}

return $this->asArray()

->where(['slug' => $slug])

->first();

}

Lembrando que são os códigos do tutorial, não sei se preciso executar algum comando, ou realizar alguma configuração extra, já que não percebi isso na documentação.
Responder
Há alguns meses eu segui este tutorial à risca para estudar o desenvolvimento do CI4, e notei que há vários problemas com o tutorial. 

Muitas informações não batiam com o jeito que o CI4 trabalhava. Talvez porque o CI4 estava mais atualizado ou talvez porque a equipe esqueceu de atualizar o tutorial.

Então, resolvi esperar um poucos mais, pelo menos até uma versão beta do CI4, para começar a estudá-lo.

Neste momento acredito que muita coisa ainda pode mudar no CI4, sendo necessário esquecer e reaprender muita coisa lá na frente.

De qualquer modo, dê uma atenção especial aos namespaces, pois é através da declaração e uso correto deles que os models são localizados.
Responder
(10-10-2017, 02:04 PM)Fábio S. Reszko Escreveu: Há alguns meses eu segui este tutorial à risca para estudar o desenvolvimento do CI4, e notei que há vários problemas com o tutorial. 

Muitas informações não batiam com o jeito que o CI4 trabalhava. Talvez porque o CI4 estava mais atualizado ou talvez porque a equipe esqueceu de atualizar o tutorial.

Então, resolvi esperar um poucos mais, pelo menos até uma versão beta do CI4, para começar a estudá-lo.

Neste momento acredito que muita coisa ainda pode mudar no CI4, sendo necessário esquecer e reaprender muita coisa lá na frente.

De qualquer modo, dê uma atenção especial aos namespaces, pois é através da declaração e uso correto deles que os models são localizados.

Realmente, sei que está em desenvolvimento.

Mas fiquei frustado em não poder testar o que parece ser um simples tutorial. 

Pensei que poderia ser algum comando semelhante ao Laravel, tipo "composer dump-autoload" ou algo do tipo.

É o jeito esperar um pouco mais, e aguardar o beta, sabe se tem alguma previsão?
Responder
Sobre a previsão, não sei dizer. Atualmente ele está na versão pre-alpha 2. Mas não achei nenhuma informação sobre quando poderá sair uma versão beta.
Responder
Bom, recorri ao fórum oficial do CI, o problema todo é o Namespace.
No Model devemos adicionar a seguinte linha: "namespace App\Models;" No inicio do arquivo, como no exemplo:

Código:
<?php

namespace App\Models;

class NewsModel extends \CodeIgniter\Model
{
   protected $table = 'news';

public function getNews($slug = false)
   {
       if ($slug === false)
       {
           return $this->findAll();
       }

return $this->asArray()
       ->where(['slug' => $slug])
       ->first();
   }

public function view($slug = NULL)
   {
       $model = new NewsModel();

$data['news'] = $model->getNews($slug);

if (empty($data['news']))
       {
           throw new \CodeIgniter\PageNotFoundException('Cannot find the page: '. $slug);
       }

$data['title'] = $data['news']['title'];

echo view('Templates/Header', $data);
       echo view('News/View', $data);
       echo view('Templates/Footer');
   }
}
Responder
Thumbs Up 
O pessoal do CI atualizou o Tutorial. Só tem a observação com relação a Library de validação que não está pronta.

Consegui usar o Model e obtive o resultado da consulta no BD.

O que posso dizer nessa pequena experiência, que o CI está ficando ainda mais TOP. Vamos ter que reaprender novos conceitos, mas é isso, a tecnologia evolui e o conhecimento também.
Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)